quarta-feira, 14 de outubro de 2009

... maitê proença no seu melhor

Já há algum tempo que vinha aqui ao meu blogue, com vontade de o actualizar e acabava sempre por não encontrar algo verdadeiramente interessante, algo “do contra”.
Mas hoje, por incrível que pareça, ao ligar a tv, até deixei de respirar ao ouvir o que preferia a, até então, tão afamada e querida actriz brasileira, Maitê Proença.
Não é que ela diz gostar de vir a Portugal, e que “se sente uma portuguesa”?
Pois é... foi em 2007 que numa dessas suas vindas a “terrinha” – palavra que usou para se referir à Nação, que queiram ou não, com ou sem preconceito, deu origem a esse vasto e maravilhoso Brasil – que essa senhora costuma fazer para promover novelas, e livros escritos pela mesma, que também decidiu fazer um pequeno vídeo amador, no mínimo, de muito mau gosto... satirizando os portugueses. Ela passou por Sintra, “uma vilazinha perto de Lisboa”(que é simplesmente um município com 500mil eleitores), no Mosteiro dos Jerónimos e junto ao Padrão dos Descobrimentos, por onde foi fazendo o tal vídeo, que viria a passar num programa da rede Globo , “saia curta”. O Vídeo termina com as apresentadoras, e a actriz incluída, a rirem às gargalhadas, “gozando com o povo Português”.
Mal ela imaginava o que veio a acontecer, não só em Portugal, como também na sua “Pátria Mãe”. Um dos mais respeitados jornais do país, a Folha de S. Paulo, publicou as suas palavras – “Não falei mal de Portugal, amo Portugal, os portugueses, tenho amigos e visito o país sempre que dá”. “Meus livros são publicados na terrinha e vendem muito bem", acrescentou.
A indignação causada em Portugal pelo vídeo dessa senhora, levou à criação de uma petição online a exigir um pedido de desculpa ao povo português e a toda a sua história.
Esse mesmo pedido de desculpas surgiu assim que a bomba rebentou também no Brasil, com a actriz explicando que, "tudo não passou de uma brincadeira"; "(...)só quem não vê o 'Saia Curta' poderia levar isso a sério. No programa, a gente ironiza até o presidente Lula". E afirmou ainda que "está faltando humor às pessoas". Mas será que há humor quando se mexe com a integridade e a história de um povo? Talvez no Brasil estejam habituados a rir de tudo e de nada, fazendo piada sobre o português, dizendo que ele é o esquisito ou o burro.
Por aqui não há esse hábito de fazer essas piadas sobre os brasileiros, mas até que poderíamos tocar no seu ponto fraco, falando no tão famoso “jeitinho brasileiro”. Eu acredito, e tenho a certeza que há gente boa e gente má em todo o lado. Não gosto de generalizar, como se ouve dizer, de algumas bocas sujas, que todo o brasileiro é oportunista e corrupto, e toda a brasileira é puta. Mas isso tem feito a vida difícil a muitos emigrantes brasileiros, que demoram algum tempo a conquistar a confiança do português.
Mas agora, com tal brincadeira, protagonizada por tão valorizada actriz (no passado), que já denegriu a imagem do seu próprio país, quem sai mais prejudicado não é o povo português, mas sim o brasileiro que aqui escolheu viver, trabalhar, e constituir suas famílias. Esses sim, vão ter que lutar agora contra mais essa imagem negativa deixada por “uma brasileira” – imagem essa, bem pior que o caso das “meninas de programa”. Essas, pelo menos, ainda dão simpatia e alegria a quem as procura.
Quanto a essa senhora, a tal Maitê Proença, tem é um mau perder, visto que terminou há pouco um namoro com um filho de Portugueses. Já vi menopausa mais resolvida...


12 comentários:

Unknown disse...

Amigo achei um verdadeiro absurdo a falta de respeito, postura e educação neste vídeo da Maitê Proença, jamais alguém em seu juízo perfeito concordaria com qualquer colocação do mesmo, me estranha muito que um canal televisivo como GNT (onde este programa passa) não tenha sequer editado este vídeo, acredito que um programa destes nem tenha ido ao ar.
Não defendendo o programa, mas apenas comentando, as apresentadoras ao final estão gargalhando sim, mas de mais uma das "idiotices" de Maitê que enviou um email dizendo que não conseguia enviar emails (sem comentários), a edição colocada no you tube acabou colocando as outras apresentadoras numa situação de concordância com o video, o que não é a realidade.
Termino meu comentário pedindo que vc convide todos os seus amigos que você convidou para ver este vídeo para verificar-lo também no you tube, onde os comentários maldosos, mal educados e preconceituosos (tanto quanto os de Maitê Proença) por parte dos portugueses em relação aos brasileiros e vice-versa, o que eu como uma verdadeira lusobrasileira fico duplameamente ofendida.
Minha conclusão é que o Brasil é sim um país em desenvolvimento que tem ainda muitos analfabetos, mas que em todo o MUNDO existem pessoas mal educadas e infelizmente o desamor e o preconceito ainda são elementos constantes na realidade humana.

Mil beijos meu amigo.
Alice Matos

Ana Druzian disse...

oi Ricardo

Vi o vídeo e também li seu artigo sobre o mesmo. Como brasileira e fotógrafa, que observa tudo e todos que estão ao redor, hei de concordar com a indignação dos portugueses e dos próprios brasileiros, que tenho certeza não estão a gostar da má escolha da atriz, que tinha tanta coisa e lugares interessantes a nos mostrar de Portugal.
Como você cita em seu artigo, algumas "peculiaridades" dos brasileiros, hei de afirmar que somos um país com cidadãos que lutam, diariamente, por seu crescimento e honra. Não aprovamos muito do que acontece aqui, e as coisas estão mudando rapidamente.
Penso que o respeito a quem quer que seja é indispensável para se viver plenamente e com orgulho de ser quem é.
Bjo, de sua amiga brasileira
Ana Druzian.

Yo Neris disse...

Caro amigo Ricardo,
Faz 3 dias que comentei no blog de uma amiga sobre esse fato que para mim foi, no mínimo, abusivo e de uma falta de educação sem limites(Isso para não falar coisas piores).
Sempre considerei a tal atriz uma pessoa inteligente , até culta e o Saia Justa um programa até interessante mas....Depois do ocorrido me recusei a dar audiência a esse tipo de pessoas...Ainda bem que essas pessoas não formam a maioria.
Saiba que por aqui, nós brasileiros ficamos estarrecidos, indignados, chocados e como professora que sou lamento profundamente que essa falta de educação, de respeito e de conhecimento de uma "cidadã" brasileira tenha chegado a esse ponto e pode ter certeza, de que essa não é uma opinião só minha mas compartilhada pela maioria dos brasileiros de bom senso e de boa educação.
Veja o link abaixo:
http://fernandafranca.com.br/blog/?m=20091012

Fernanda Queirós disse...

Ric,
Que triste...
Que vergonha...
Não vou escrever tudo o que pensei, pois estou lutando contra o tempo para estudar tudo o que tenho pra essa semana.
Queria somente registrar que não conseguia acreditar no que lia no seu blog, nem no vídeo que vi... É uma pena tal atitude de uma "formadora de opinião".
Vou, por hora, concordar plenamente com os 3 excelentes comentários acima, de pessoas que refletem a dignidade dos brasileiros...
Bem, você sabe do meu respeito e admiração pelo Portugal.
Um abraço!

Unknown disse...

Sempre converso com você sobre a mania que o brasileiro tem de contar piadas. Sou absolutamente contra isso, considero de extremo mau gosto, especialmente quando se trata de portugueses ou negros, e essas são as preferidas. No fundo, isso denota vingança, em relação aos portugueses, e preconceito, em relação aos negros. Enfim, você tem razão em tudo o que disse. Também concordo com os demais comentários de suas amigas. Bj.

Unknown disse...

É lamentável, caro Portuga...
Puro preconceito contra o povo português. É verdade que aqui no Brasil a sátira é exagerada!! Tem um programa abominável chamado “Pânico”, olha, não se aproveita nada!! E os artistas são os principais alvos dos atores do programa... e sei que os artistas não gostam nada nada... Recebo muitos e-mails abomináveis, satirizando portugueses, japoneses, negros, políticos, homens e mulheres em geral.... E também satirizam o próprio povo brasileiro, em suas várias regiões, mineiro é isso, baiano é aquilo, gaúcho... e assim é... lamentável preconceito, gente que não tem o que fazer, e como tem certeza que seus “discípulos” vão achar muito engraçado, vão se divertir e achar que a pessoa que fez isso é nota 10!! Então, fazem... sem pensar, sem ter o mínimo de responsabilidade, o mínimo de bom senso... é isso que falta para esse povo que “cria” tais absurdos. Foi o caso da atriz Maitê, infeliz na sua brincadeira de mau gosto. Infeliz também foi a GNT, canal fechado da rede Globo, que deixou isso ir ao ar, pensou o quê? Que todos os telespectadores também ririam? Nesta quarta-feira eu assisti ao programa “Saia Justa”. Somente a Maitê se desculpou, ninguém fez comentário e logo, a Mônica chamou o intervalo...rsrs. E neste programa realmente tiveram mais cuidado, acho que aprenderam a lição.. Não satirizaram ninguém, porém questionaram o choro do Lula quando foi revelado que o Rio sediaria as olimpíadas de 2016. O choro foi real ou artístico??? Mas no mais o conteúdo do programa é bem interessante, assuntos diversificados, mulheres inteligentes, sim, porém, cometeram um erro inadmissível. E ninguém, no mundo inteiro deve mesmo generalizar os povos porque será preconceituoso também. Sejamos sérios com tais piadas, retornar os e-mails explicando o que realmente a piada significa. O preconceito que entristece e leva muita gente à revolta, à indignação e até mesmo à depressão, e por que não à violência?
Escreveria até mais, mas minha edição me aguarda. Abç.

Andréa Santos disse...

Olá Ricardo,
Gostaria de dizer que também fiquei extremamente triste e indignada com tal vídeo. Para mim a atriz em questão perdeu toda admiração. Como já muito bem comentado, existem pessoas boas e más em todos os lugares e isso não nos dá o direito de julgar ninguém e nem muito menos generalizar, pois as diferenças entre as pessoas as tornam únicas e especiais. Adoro Portugal e tenho enorme admiração pelos portugueses que sempre me receberam e trataram super bem.
Um grande beijo,
Andréa.

Tatiana Moreira disse...

bem, antes de mais, estamos pereante uma grande falta de respeito perante o povo português, para não falar da má educação que a actriz brasileira revelou ao ter literalmente gozado com a escultura munumental.
Se isto é humor, bem, fiquei com as minhas dúvidas. O que é certo é que os brasileiros, sem qualquer culpa, foram prejudicados com esta acção de muito mau tom da actriz.


desculpa só ter vindo cá hoje... mas sempre fica cá o meu comentário ;)

bjinhos

Fê França disse...

Oi Ricardo! Gostei do seu post e provavelmente você já leu o meu (obrigada por participar do meu blog), então já sabe o que eu penso sendo brasileira e adorando Portugal. Um abraço e saiba que nem todos os brasileiros são iguais :-) Fernanda.

Camila Vila-Nova disse...

É comum no Brasil fazemos piada de tudo mesmo. E o povo é acostumado a isso. E pegam pesado com os portugueses. É bom saber disso. Abç

ricardo_aveiro disse...

Eu sei disso, há muito tempo, Camila. Mas uma coisa é fazer piadas, outra coisa é o povo brasileiro maltratar a i, querendo com isso ignorar as suas origens. Sei que não são todos, os que fazem esse tipo de piadas... mas os que as fazem e acham graça, estão ainda presos a um ou outro tipo de preconceito de inferiorirdade

maybe disse...

I'm appreciate your writing skill.Please keep on working hard.^^