quarta-feira, 14 de outubro de 2009

... maitê proença no seu melhor

Já há algum tempo que vinha aqui ao meu blogue, com vontade de o actualizar e acabava sempre por não encontrar algo verdadeiramente interessante, algo “do contra”.
Mas hoje, por incrível que pareça, ao ligar a tv, até deixei de respirar ao ouvir o que preferia a, até então, tão afamada e querida actriz brasileira, Maitê Proença.
Não é que ela diz gostar de vir a Portugal, e que “se sente uma portuguesa”?
Pois é... foi em 2007 que numa dessas suas vindas a “terrinha” – palavra que usou para se referir à Nação, que queiram ou não, com ou sem preconceito, deu origem a esse vasto e maravilhoso Brasil – que essa senhora costuma fazer para promover novelas, e livros escritos pela mesma, que também decidiu fazer um pequeno vídeo amador, no mínimo, de muito mau gosto... satirizando os portugueses. Ela passou por Sintra, “uma vilazinha perto de Lisboa”(que é simplesmente um município com 500mil eleitores), no Mosteiro dos Jerónimos e junto ao Padrão dos Descobrimentos, por onde foi fazendo o tal vídeo, que viria a passar num programa da rede Globo , “saia curta”. O Vídeo termina com as apresentadoras, e a actriz incluída, a rirem às gargalhadas, “gozando com o povo Português”.
Mal ela imaginava o que veio a acontecer, não só em Portugal, como também na sua “Pátria Mãe”. Um dos mais respeitados jornais do país, a Folha de S. Paulo, publicou as suas palavras – “Não falei mal de Portugal, amo Portugal, os portugueses, tenho amigos e visito o país sempre que dá”. “Meus livros são publicados na terrinha e vendem muito bem", acrescentou.
A indignação causada em Portugal pelo vídeo dessa senhora, levou à criação de uma petição online a exigir um pedido de desculpa ao povo português e a toda a sua história.
Esse mesmo pedido de desculpas surgiu assim que a bomba rebentou também no Brasil, com a actriz explicando que, "tudo não passou de uma brincadeira"; "(...)só quem não vê o 'Saia Curta' poderia levar isso a sério. No programa, a gente ironiza até o presidente Lula". E afirmou ainda que "está faltando humor às pessoas". Mas será que há humor quando se mexe com a integridade e a história de um povo? Talvez no Brasil estejam habituados a rir de tudo e de nada, fazendo piada sobre o português, dizendo que ele é o esquisito ou o burro.
Por aqui não há esse hábito de fazer essas piadas sobre os brasileiros, mas até que poderíamos tocar no seu ponto fraco, falando no tão famoso “jeitinho brasileiro”. Eu acredito, e tenho a certeza que há gente boa e gente má em todo o lado. Não gosto de generalizar, como se ouve dizer, de algumas bocas sujas, que todo o brasileiro é oportunista e corrupto, e toda a brasileira é puta. Mas isso tem feito a vida difícil a muitos emigrantes brasileiros, que demoram algum tempo a conquistar a confiança do português.
Mas agora, com tal brincadeira, protagonizada por tão valorizada actriz (no passado), que já denegriu a imagem do seu próprio país, quem sai mais prejudicado não é o povo português, mas sim o brasileiro que aqui escolheu viver, trabalhar, e constituir suas famílias. Esses sim, vão ter que lutar agora contra mais essa imagem negativa deixada por “uma brasileira” – imagem essa, bem pior que o caso das “meninas de programa”. Essas, pelo menos, ainda dão simpatia e alegria a quem as procura.
Quanto a essa senhora, a tal Maitê Proença, tem é um mau perder, visto que terminou há pouco um namoro com um filho de Portugueses. Já vi menopausa mais resolvida...