terça-feira, 4 de março de 2008

... albino aroso

Hoje, pela manhã, liguei a tv num canal portugues, como faço muitas vezes, para matar saudades e manter'me informado. E a primeira frase que ouvi foi a seguinte - "não há nenhum mamífero que saiba quem é o seu pai".
E pensando bem... apenas a fêmea (mãe) tem o poder de afirmar quem é o pai das suas crias.
Observemos melhor o mundo animal... quem manda? quem decide? as femeas ou os machos? Então, se também fazemos parte desse mesmo mundo animal, porque será que os homens tentam e teimam mandar nas mulheres, e na sociedade em geral? Será pela força? - "Sim" - afirmou, de novo, o professor - "acha-se o sexo forte mas também tem mais doenças, e morre mais cedo!"
Estas palavras foram proferidas por um homem, por um médico, professor associado jubilado de ginecologia/obstetrícia, Albino Aroso, também conhecido como o pai do planeamento familiar, em portugal.

segunda-feira, 3 de março de 2008

... uma simples homenagem

Arquitecto carioca, conhecido e reconhecido a nível mundial, nasceu a 15 de dezembro de 1907. Já com 100 anos, é o arquitecto mais velho, no mundo, ainda em exercício.
Eu, como estudei sua vida e obra, em aulas de história de arte, posso dizer que é, não apenas, um arquitecto, como também um artista notável. E desde já quero prestar-lhe aqui a minha homenagem, e ao mesmo tempo dar-lhe os meus parabéns pelo seu centenário.
No brasil, seu nome estará sempre associado à sua capital, brasília, com vários edifícios da sua autoria. Mas suas obras estão espalhadas por todo o mundo, com um estilo inconfundivel, que lhe valeu o título de rei das curvas. É ele, Oscar Niemeyer
.



... "mar portuguez"

"Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!

Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu."

Fernando Pessoa - "mensagem / mar portuguez"