sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

... que coisa feia

Pode não ser a mais bela maneira de começar um blogue. No entando, esse assunto da beleza, por vezes, perturba-me. Eis a pergunta, para a qual todos temos resposta, mas poucos refletimos sobre a mesma – É bonito(a) ou é feio(a)?
Antes de mais, quero fazer-vos ainda outras perguntas, de uma outra forma...
Qual é a mãe, ou pai, que diz ter filhos feios?
Que menina, alguma vez, disse ter um namorado feio?
E qual o homem que chama sua mãe de feia?
Algum de nós já disse ter amigos feios?
Sei que a maioria de vós acabou por responder “não”. Mas também podem dizer que as perguntas foram feitas em relação a pessoas que nos são próximas, ou muito queridas...
Então, e os outros? Já merecem esse selo de “feio”?... Quando alguém folheia uma revista, e só olha para as imagens, os comentários mais frequentes são – “olha que bonito!”, ou “ai que feio!”
Mas o que é isso de feio, ou bonito – essa dicotomia que nos absorve no dia-a-dia, que faz a maioria seguir modas, e censurar aqueles que teimam eu ser diferentes?
Já na Grécia Antiga, se debatia esse mesmo assunto da beleza. E é interessante, como essa materia de estudo, no campo da Estética, foi chamada de, o belo, e não o feio. Mas nós, nos dias que correm, temos a tendência de usar a palavra “feio(a)” com muito mais frequência, o que nos faz criticar e julgar a beleza das pessoas, ou das coisas, como nunca!
Será que nossa missão, e nossa felicidade tem que passar por isso? Ou estamos a entrar no ridículo de viver em função dos moldes e imagens impostos pela sociedade?

Quem ama o feio, bonito lhe parece...
A beleza das coisas esta nos olhos de quem a vê...