quinta-feira, 27 de agosto de 2009

... o bacalhau e a história de um povo

1 comentário:

ricardo_aveiro disse...

O “Santa Maria Manuela” fez dezenas de campanhas de pesca do bacalhau na Terra Nova e Groenlândia. Podia carregar mais de 12.000 quintais de bacalhau salgado e bem como cerca de 60 toneladas de óleo de fígado de bacalhau.
A partir do final da década de sessenta, conheceu várias transformações e foram-lhe retirados os mastros por força das inovações técnicas naqueles tempos .
Acabou por ser abatido em 1993 e adquirido um ano depois pela Fundação Santa Maria Manuela que se extinguiu sem conseguir levar por dia a reconstrução.
O casco do “Santa Maria Manuela” tem a forma dos tradicionais lugres à vela da primeira metade do sec. XX utilizados na pesca do bacalhau, a mítica “Portuguese White Fleet”
Segundo a empresa Pascoal, o “Santa Maria Manuela” regressará ao mar este ano, a reboque, para concluir todo o projecto na Factoria Naval de Marin, na Galiza. Um estaleiro especializado na reparação e construção de grandes veleiros.
O navio regressará a Aveiro para acabamentos e deverá ficar pronto a navegar e com documentação emitida em Outubro de 2009.