terça-feira, 4 de março de 2008

... albino aroso

Hoje, pela manhã, liguei a tv num canal portugues, como faço muitas vezes, para matar saudades e manter'me informado. E a primeira frase que ouvi foi a seguinte - "não há nenhum mamífero que saiba quem é o seu pai".
E pensando bem... apenas a fêmea (mãe) tem o poder de afirmar quem é o pai das suas crias.
Observemos melhor o mundo animal... quem manda? quem decide? as femeas ou os machos? Então, se também fazemos parte desse mesmo mundo animal, porque será que os homens tentam e teimam mandar nas mulheres, e na sociedade em geral? Será pela força? - "Sim" - afirmou, de novo, o professor - "acha-se o sexo forte mas também tem mais doenças, e morre mais cedo!"
Estas palavras foram proferidas por um homem, por um médico, professor associado jubilado de ginecologia/obstetrícia, Albino Aroso, também conhecido como o pai do planeamento familiar, em portugal.

2 comentários:

Anónimo disse...

É interessante observar o crescimento feminino do decorrer dos séculos. De insignificante a atuante, muita coisa aconteceu, muitos tabus foram rompidos.
Jesus foi o primeiro homem a quebrar tabus. Ao falar com a mulher samaritana ou a absolver a mulher adúltera, Ele ia contra todos os padrões que o homem impunha às mulheres. Jesus não era rebelde, Ele não estava deliberadamente desafiando as leis ou os homens de Sua época. Creio que, com Suas atitudes, o Mestre estivesse mostrando ao mundo que para Deus todos os homens são iguais: homens ou mulheres, todos estão na mesma condição diante do Senhor. Mas a mulher continua sendo discriminada e maltratada por tantos homens que se julgam seus donos. Que eles conheçam a Palavra de Deus! E as mulheres também, para serem sábias, edificadoras dos seus lares.

Anónimo disse...

`` gostaria de corrigir um erro cultural de que as mulheres são mais frageis que os homens. As mulheres amam mais, são mais poeticas, mais sensiveis, se doam mais, vivem mais as dores dos outros, são mais eticas, causam muito menos transtornos social e cometem menos crimes do que os homens. Por terem uma emoção mais rica do que a deles as mulheres vivem menos protegidas emocionalmente, e de acordo com estatisticas psiquiatricas as mulheres estão mais sujeitas a doenças emocionais.``

Quando voce fala no dominio, somente com a intenção de reproduzir, voce continua falando dos outros mamiferos, certo? Pois se formos separar do contexto, só os humanos, aí a coisa muda de figura, pois no sexo, nós humanos temos a faculdade de ponderar, escolher, selecionar. E Isso aí são caracteristicas da femea. Se cabe ao macho impressiona-las com as regras pre-estabelecidas, ou quebra-las até, ou procurar a aproximação, quem decide o acasalamento é mesmo a mulher. O homem( e a mulher inclusive), alem de praticar o sexo com fins de reprodução, o faz mais para seu deleite, sua satisfação.

Augusto Cury- Psiquiatra - revolucione a sua qualidade de vida